Metaprojetos Baseados nas Diretrizes do Ministério da Educação (MEC)
A partir das Diretrizes Nacionais Curriculares estabelecidas pelo MEC, o Inteli organiza os temas e competências de cada curso em “metaprojetos”. Ou seja, os alunos não estudam as disciplinas de forma isolada, mas de forma transdisciplinar por meio de projetos
Learning Backlog (LBL)
Cada metaprojeto tem um Learning Backlog (LBL), que é um conjunto de conteúdos que devem ser estudados, junto com várias atividades para garantir a aprendizagem. O LBL é basicamente o plano de ensino de cada metaprojeto.
Por exemplo:
No primeiro módulo, o desafio é criar um jogo para um parceiro de mercado. Em dez semanas, os alunos vão aprender:
Desenvolvimento ágil
Desenvolvimento de games
Algoritmos e técnicas de programação
Cinemática aplicada a jogos
Engenharia de Requisitos
Modelos de Negócios
Experiência do Usuário
Expressão oral (storytelling)
Como os alunos aprendem?
Ao longo dos módulos, os alunos desenvolvem três tipos de atividades:
Para conectar a teoria com a prática, o Inteli capta projetos a partir de demandas reais de parceiros, como empresas públicas e privadas, indústrias, ONGs e outras organizações.
Desenvolvimento de Protótipos
Os projetos sempre visam o desenvolvimento de protótipos, funcionando como catalisador de pesquisa científica e tecnológica. Na prática, cada módulo do curso é um projeto de extensão e pesquisa.
Desenvolvimento de Competências
Ao longo de cada módulo você vai trabalhar em um projeto real de um parceiro de mercado, desenvolvendo:
Competências de técnicas específicas do seu curso.
Competências de negócios (administração, economia, empreendedorismo, finanças, etc).
Competências socioemocionais (autoconhecimento, comunicação, colaboração e pensamento crítico). Essas competências são abordadas tanto nos projetos curriculares quanto em atividades transversais realizadas pelo Centro de Desenvolvimento de Liderança (CDL).
Estrutura das Aulas e Grupos
Os alunos são divididos em grupos e alocados em turmas.
As salas de aula, chamadas de “ateliês”, são equipadas para dar suporte e estimular esse modelo.
Cada grupo trabalha com um parceiro de negócio e desenvolve protótipos voltados para o problema trazido por ele.
Professores Orientadores e Instrutores
Cada turma tem um professor exclusivo, chamado de “professor-orientador”, que dá suporte no desenvolvimento dos projetos.
“Professores-instrutores” conduzem atividades relacionadas às suas disciplinas, auxiliando no conteúdo necessário ao desenvolvimento dos projetos.